Tipos de terapias

Tipos de terapias                                                                                 

Qual o tipo de  Psicoterapia que você deve escolher ???

TIPOS DE TERAPIAS

                    ψ  Psicóloga Clínica - Viviane Breim CRP- 06/12093
                                       Criança - Adolescente - Adulto - Escola - Empresa

Não existe teorias melhores ou piores para cada problema !!!

Breve Esclarecimento...

Antes de abordar o assunto gostaria de fazer alguns esclarecimentos, já que tenho muitos anos de experiência profissional. Me sinto a vontade em fazer um alerta às pessoas que buscam tratamento Psicológico.

Atualmente muitos artigos são postados na internet, inclusive revistas renomadas com a finalidade de informar ao leitor a abordagem teórica mais adequada em Psicologia, a qual deve escolher antes de procurar um tratamento Psicológico/ Muitos deles citam erroneamente os tipos de terapia indicado para determinadas dificuldades;  por exemplo: para ansiedade, a melhor é.... outros que para síndrome do pânico, uma outra linha teórica específica.... etc....                

Se fizer uma busca na internet – Qual é a melhor terapia para a ansiedade ???  Encontrará várias respostas, sugerindo sempre o mesmo tipo de abordagem teórica. Lamentável !!!

Como pode uma profissão que trata o paciente como um todo, estipular linhas teóricas para tratar dificuldades específicas ? Fico indignada, como estão distorcendo uma profissão tão profunda, transformando-a em técnica; a qual precisa de estudos contínuos para entender cada ser humano e suas nuances como único e individual

Todas as abordagens teóricas em Psicologia, tratam qualquer dificuldade emocional, são capazes de ajudar uma pessoa a trabalhar com seus problemas. Importante ressaltar que a abordagem terapêutica é relevante como orientação teórica e base de estudos para o Profissional. Vale dizer que a variação está na escolha do Psicoterapeuta..                 

Não se pode apontar uma ou outra linha de atendimento como a mais efetiva, já que todas são guiadas pelo mesmo propósito — o de ajudar o paciente na compreensão e resolução de seus conflitos.

Todo Psicólogo realiza um trabalho baseado em uma determinada abordagem, que irá guiar a maneira de atuar com a problemática apresentada e a forma de olhar para o indivíduo. ... Se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir as sessões de Psicoterapia.                                 

As várias teorias e técnicas Psicoterápicas são norteadas por diferentes referenciais, que podemos chamar de abordagens terapêuticas.

Abordagens terapêuticas

São muitos os métodos existentes para tratar a psique humana. Em comum, todos eles têm a comunicação verbal como principal recurso de tratamento, é a cura pela fala. Mas para que a terapia seja eficaz, é preciso que o paciente se identifique com o que está sendo proposto. Assim, fica mais fácil lidar com os incômodos do processo de tratamento para aliviar dor dos problemas emocionais . 

Quais são as abordagens da Psicologia?

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e efetivos. São diversas as abordagens teóricas existentes na Psicologia e a serem utilizadas na Psicoterapia.  As principais e mais praticadas são: Psicanálise, Psicologia Analítica, Lacaniana, Winnicottiana, Fenomenologia, Humanista, Gestalt, Psicodrama, Comportamental, Cognitivo-Comportamental, Breve...etc

______________________________________________________

Como um Psicólogo pode te ajudar ?

Durante o processo psicoterapêutico, o paciente adquire mais autoconhecimento e aprende a reconhecer suas próprias emoções. Assim, tem início uma jornada de redescoberta de si mesmo, em que o indivíduo começa a identificar seus padrões de pensamento e comportamento e compreender seu emaranhado psíquico.

Todos deveriam experimentar a psicoterapia como forma de obter autoconhecimento, saber lidar com suas emoções e desenvolver o melhor de si.

Que tipo de terapia eu preciso?

Neste ponto, é normal se perguntar qual tipo de terapia é melhor ou que tipo de Psicoterapia é a que você precisa. Cada pessoa é completamente diferente, assim como a reação para cada transtorno, portanto, a partir daqui não podemos nos aventurar a determinar qual é o tipo de terapia que se adequaria a cada pessoa.

Como escolher um psicoterapeuta?                                                

Tudo começa aqui.....

Psicoterapeuta e pacientes precisam ter sintonia para que o tratamento apresente progresso, se isto não ocorrer, procure outro profissional.                 Este vínculo profissional/paciente é muitoooo importante, como também ter um laço de identificação e confiança, para as sessões terapêuticas fluírem com tranquilidade. Antes de começar o tratamento com o Psicoterapeuta, fique a vontade em esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do profissional e da consulta.

Tipos de Atendimentos

Individual ou em Grupo (a partir de 2 pessoas e máximo determinado pelo terapeuta)

Público Alvo:                                                                                                             

criança, adolescente, adulto, idosos, casal, familiar, empresarial

-Psicoterapia Individual ou Grupo  

Presencial ou Online

São sessões com o tempo necessário para obter uma melhora, depende de cada problema e a evolução terapêutica do paciente.

Atendimento Presencial, pode ser no consultório, na empresa, escola ou domiciliar.

Atendimento Online, pode ser feito por qualquer aplicativo.                                                                                                
Para maiores informações acesse:
www.vivianepsicologaonline.com.br (site autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia)

-Psicoterapia Breve   

São algumas sessões para uma dificuldade mais específica com objetivo e duração limitada. Atendimento presencial ou online

-Acompanhamento terapêutico 

Pessoas que necessitam de uma psicóloga para acompanhá-la em algumas atividades.

-Atendimento domiciliar

-Visita acompanhada ou Visita assistida  


A visita acompanhada é ideal para casos em que a criança, adolescente ou adulto, não deve permanecer sozinha com quem possui o direito de visita. Atendimento domiciliar.

-Orientação Psicológica

Número de sessões de acordo com a necessidade do paciente. 

Atendimento presencial ou online:

Orientação  Vida Pessoal

Orientação Conjugal

Orientação Profissional

Orientação aos Pais para Educação

Orientação Escolar

Orientação aos Pais para Educação de filhos adotivos
Orientação Familiar
Orientação Empresarial

_____________________________________________


Fases do desenvolvimento: 

Infantil
A infância é um período marcado pelo novo. Nela, a criança vivencia grande parte do tempo situações desconhecidas Porém, algumas crianças enfrentam dificuldades emocionais que as impedem de seguir seu percurso de desenvolvimento normal.

Adolescente 
Adolescência, momento de importantes transformações, de dúvidas e incertezas, onde a vontade de enfrentar os novos desafios se mistura ao medo de crescer.

Adulto

Na vida, podemos vivenciar diferentes momentos conflitantes, os quais precisamos de um autoconhecimento, para buscar novos significados.    

 Espero ter te ajudado !

OBJETIVO PROFISSIONAL 

Levar o paciente a um autoconhecimento e identificação de seus recursos internos para a melhoria de sua convivência na vida pessoal, familiar, social e profissional e/ou escolar.

Consultas: Atendimento Presencial -Online - Domiciliar

Alto de Pinheiros -Real Parque- Vila Mariana

Fones WhatsApp: (11) 98090-4138/ 98167-0595 / email: vbreim@gmail.com

Viviane Breim CRP-06/1290-3